as-novas-tecnologias-no-setor-de-meios-de-pagamento

As novas tecnologias no setor de meios de pagamento

Se até mesmo uma geladeira já pode se conectar à internet e servir como meio de pagamento, por quanto tempo ainda existirá o cartão de plástico com funções débito e crédito?

As inovações tecnológicas, se fossem pessoas, nos responderiam assim: esse formato retangular, com chip e dentro de uma carteira, já era!

Se por um lado, as novas tecnologias já têm formatos diferentes e proporcionam outras experiências, por outro, os cartões se mostram atuantes e representativos. No segundo trimestre de 2021, a utilização de cartões de crédito, débito e pré-pagos cresceu 52%, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços – ABECS, o resultado é reflexo de um cenário de maior abertura da economia, com a flexibilização das medidas de isolamento social em combate à pandemia, levando em consideração que a comparação é feita com o mesmo período do ano passado, momento de maior impacto na crise.

Ainda no campo da tecnologia, nem tão nova assim, os pagamentos sem contato ou por aproximação – NFC (Near Field Communication) – no segundo trimestre cresceram 694%, somando R$ 34,4 bilhões. Percebemos que o setor de meios de pagamento tem que acelerar para atender as novas demandas.


Self-Checkout (Foto Divulgação)

Clientes, já vem “vestindo” a ideia. O caminho é ele ter uma conta única vinculada a diversos dispositivos, pulseira, relógio, anel ou até a própria mão, se o terminal estiver preparado para leitura biométrica. Reconhecimento fácil, quem piscar primeiro, pagou, já pensou? Sem falar de formas mais conhecidas, a utilização do celular num “selfie-checkout” em um supermercado ou uma transferência por meio do PIX, ainda recém-nascido, para pagar a conta de um restaurante.

Os terminais já são inteligentes e comparados a plataformas abertas que combinam a função de pagamento com a gestão de negócios e permitem receber apps para gerenciar serviços como: controle de estoques, criação de catálogo de produtos e serviços, registro de pedidos com leitura de código de barras e QR Code por meio de uma câmera integrada, entre muitas outras tecnologias conectadas à internet e que proporcionam mobilidade.


Pagamento por Aproximação (Foto iStockPhotos)

Conceitos, antes difíceis de serem pronunciados, como All-in-One, já foram desmistificados e vem quebrando paradigmas com o mais simples terminal Smart POS Android do mercado. O varejista também já está inserido e próximo das novas tecnologias, quando troca uma série de equipamentos, dando espaço para apenas um terminal, em que a automação comercial está conectada diretamente com um adquirente e realiza o pagamento e toda operação de controle e gestão do seu estabelecimento.

Me conta, você já está preparado para tudo isso?

Compartilhe:

On Key

Related Posts

Integração com automação
comercial e parceiros:

+55 (11) 3522-7931
contato@ger7.com.br
Rua Vergueiro, 2016 / 14° andar / Cj 141
Vila Mariana / São Paulo / SP
© 2021 Ger7 . Todos os direitos reservados . by Criateria